EMBAIXADORA DE FRANÇA EM PORTUGAL ASSINALA FIM DA IIGM NO COLÉGIO

O Colégio Moderno recebeu visita da Embaixadora de França em Portugal, Hélène Farnaud-Defromont, no dia 8 de maio, para assinalar o 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

Embaixadora em Portugal desde 2022, Hélène Farnaud-Defromont conversou com alunos dos cursos de Economia e de Humanidades do Ensino Secundário, na recém-inaugurada Sala Maria Barroso, sobre a libertação de França e o Dia D, o desembarque das tropas aliadas na Normandia, eventos que puseram fim ao mais negro período da história europeia e que, ao mesmo tempo, colocaram em marcha o trajeto dos estados-nação europeus rumo à criação da União Europeia.

Num diálogo cativante, a embaixadora francesa abordou ainda algumas das grandes questões da atualidade, como a guerra na Ucrânia e o conflito Israelo-Palestiniano, e sublinhou o indispensável papel da diplomacia e da cooperação internacional para a resolução destes conflitos.

Nascida em 1970, em Lille, Hélène Farnaud-Defromont tem uma longa carreira ao serviço do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) do seu país. Antes de apresentar as suas credenciais a Marcelo Rebelo de Sousa, em 2022, foi embaixadora de França na Bélgica e, entre outros, desempenhou os cargos de diretora da Agência para o Ensino Francês no Estrangeiro e Diretora-Geral para a Administração e Modernização no MNE francês.

 

Hélène Farnaud-Defromont, ao centro, acompanhada da diretora do Colégio Moderno, Isabel Soares, e o professor Mário Melo, coordenador do Ensino Secundário.

 

[Publicado em 13/05/2025]