FÍSICA E INFORMÁTICA: ALUNOS DO COLÉGIO MODERNO EM DESTAQUE NAS OLIMPÍADAS

Os alunos do Colégio Moderno estiveram novamente em destaque nas Olimpíadas da Física e da Informática. Na Figueira da Foz, onde a 18 de maio se realizou a final das Olimpíadas Portuguesas de Física, o aluno Tomás Faria, do 11.º ano de Ciências e Tecnologias, conquistou uma medalha de bronze no escalão B. No escalão A – para alunos do 9.º ano, a competir em equipa – Maria Morais, Luís Ribeiro e Eduardo Cadete arrebataram também o bronze.

Esta final juntou nove dezenas de alunos do 9.º e 11.º anos, a culminar um percurso de eliminatórias em que participaram, segundo a Sociedade Portuguesa de Física, cerca de mil alunos de todas as regiões do país. Os melhores estão agora selecionados para uma preparação a decorrer no próximo ano letivo com vista à participação portuguesa nas Olimpíadas Europeias das Ciências Experimentais de 2026, no caso dos alunos do 9.º ano, e da Olimpíada Internacional de Física e na Olimpíadas Ibero-Americana de Física em 2025, no que toca aos alunos do ensino secundário.
Nas Olimpíadas de Informática, Tomás Faria classificou-se em 1.º lugar ex-aequo na Qualificação 2024, apurando-se assim para as Olimpíadas Internacionais de Informática, que se realizam este ano em Alexandria, no Egito, em setembro. Já este mês, de 28 a 30 junho, o nosso aluno participará também nas Olimpíadas da Europa Ocidental, em Londres, e, em julho, na versão ibero-americana deste concurso, que se realiza de forma remota. Parabéns a todos os participantes.
Tomás Faria, do 11.º ano, um dos vencedores das Olimpíadas de Física.
Maria Morais, Luís Ribeiro e Eduardo Cadete, medalha de bronze no Escalão A nas Olimpíadas de Física.
Colégio Moderno